@ Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Engenheira Civil (UFPE), Mestre em Hidráulica e Saneamento (EESC-USP), Doutora em Ciências Agrícolas e Ambientais pela Universidade de Wageningen na Holanda, com especializações em Engenharia Sanitária (UFC), Tratamento Anaeróbio de Efluentes (IHE/DELFT-Holanda) e Gestão Ambiental (IMC-Japão). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE e Pesquisadora do CNPQ. Em 2010, foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico (Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação), na classe Comendador. É membro titular da Academia Pernambucana de Engenharia (APEENG) e da Academia Pernambucana de Ciências (APC).
Possui uma extensa carreira internacional como professora visitante e participação de projetos de cooperação em instituições renomadas, incluindo o Imperial College de Londres, a Universidad Autónoma de Madrid, a Universidade do Arizona, a Universidade de Bochum, a Xian Jiaotong University, a Universidade Nacional Autônoma do México e a Universidade Tecnológica de Delft.
Em sua trajetória acadêmica e de gestão, coordenou a Área de Meio Ambiente do Programa de Indução da FACEPE, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) da UFPE. Foi responsável pela implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/UFPE/CNPq) na UFPE. Nacionalmente, coordenou a Rede Nacional de Pesquisa em Saneamento Básico, Tema Esgoto (PROSAB – FINEP), e a Rede Nacional Remoção de Nutrientes de Esgotos – RENUTRES (FINEP).
Publicou mais de 300 trabalhos em revistas, congressos e livros, nacionais e internacionais, e orientou mais de 200 trabalhos de alunos de iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Participou de dezenas de bancas de concursos públicos e de defesas de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior (Alemanha, Espanha e Holanda).
Como consultora participou na elaboração de planos de controle ambiental e avaliação ambiental de grandes empreendimentos, incluindo o Porto de Suape, Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, Estaleiro Atlântico Sul, diversas termoelétricas, conjuntos habitacionais e hoteleiros, aterros sanitários, usinas hidrelétricas, fábricas, entre outros. Em 2022 foi um dos 24 profissionais indicados pelo Crea-PE para participar do livro Memória da Engenharia em Pernambuco (disponível em www.creape.org.br). Em 2024, recebeu a homenagem Profissionais de Destaque pelos 90 anos do CREA (Câmara Municipal do Recife).